Derrocada da Espalamaca é um movimento geológico normal
Os faialenses, particularmente quem tem vista direta para a parte norte da Baía da Horta, foram surpreendidos, na manhã de sábado, 6 de maio, com a queda de uma “fatia” de rochas e terras a poucos metros da praia da Conceição
O MOVIMENTO GEOLÓGICO, que ocorreu durante a madrugada do sábado, 6 de maio, gerou um impacto visual significativo, pois formou-se uma pequena fajã, bem visível, não só da zona alta da cidade, mas também a partir do arruamento contíguo à praia da Conceição ou do molhe do cais norte do Porto da Horta.
Um vídeo de Hugo Ortins, publicado no YouTube, mostra bem o resultado deste desprendimento de rochas e terras da encosta da Espalamaca.
O comandante em exercício dos Bombeiros do Faial, Bruno Silveira, explicou a Soutoemlinha que, sem prejuízo de uma análise tecnicamente habilitada para o efeito, este tipo de queda de materiais geológicos deverá enquadrar-se no normal comportamento das vertentes voltadas ao mar e, inclusivamente, em zonas interiores das ilhas.
No Faial, recentemente, verificaram-se derrocadas no Varadouro, na Ribeira dos Flamengos e noutros locais e na própria Espalamaca, mas em zonas menos visíveis. O episódio de sábado adquiriu maior notoriedade, pois as redes sociais trataram, de imediato, de lhe dar projeção. Além disso, devido, provavelmente, à pouca profundidade do mar naquele local, os materiais deslocados instalaram-se de modo a poderem ser bem observados acima da linha de água.
Entretanto, o capitão do Porto da Horta mandou sinalizar, com proibição de passagem, o acesso à zona em causa pela orla marítima, quer para quem possa seguir a partir da praia da Conceição, quer para quem o faça no sentido contrário.
Os Bombeiros realizaram um reconhecimento no topo da derrocada e contactaram com o proprietário do terreno para salvaguardar a respetiva segurança.
Recorde-se que, junto à última casa, no sentido ascendente, da Espalamaca, a estrada encontra-se a escassos metros da escarpa. Uma situação idêntica existe, no sentido Ribeira Funda – Praia do Norte, logo a seguir ao local onde existiu o miradouro da Costa Brava, destruído aquando do sismo de 9 de julho de 1998. | x
A nova fajã do Faial [ fotografia de Décio Leal, no topo ]
Uma opinião sobre “ATUALIDADE | SOCIEDADE”