Novo equipamento trata do areal
Governo investe 200 mil euros para assegurar recolha de algas durante todo o ano
UMA MÁQUINA PARA LIMPEZA DO AREAL, um trator multifuncional [na fotografia, com direitos reservados] e uma viatura de transporte são a solução encontrada pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas para responder à invasão e acumulação da alga invasora asiática «Rugulopterix okamurae» que, nos últimos tempos, tem afetado a baía de Porto Pim.
Estes equipamentos, que custaram 200 mil euros, começaram, ontem, a funcionar, após formação técnica dos recursos humanos que os operam.
O secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas explicou que, «identificado o problema», o Governo Regional «procurou encontrar as necessárias soluções», referindo que «a mais imediata» foi «capacitar a Administração Pública com meios e equipamentos capazes de dar resposta a este fenómeno».
Alonso Miguel adiantou que passa a ser assegurada «a limpeza da Praia de Porto Pim ao longo de todo ano, com frequência diária, se necessário e sem afetar ou causar impactes significativos no areal».
O estado completamente impraticável em que a praia se encontrava, sempre que o vento favorecia a presença das algas, provocou, ao longo dos últimos meses, uma reação forte da opinião pública faialense por estar em causa o usufruto, quer pela população local, quem por turistas, de um dos mais belos lugares com que a natureza presenteou a ilha do Faial.

FOTOGRAFIA, DE ARQUIVO, DE PAULO SALVADOR: PRAIA DE PORTO PIM INVADIDA POR ALGAS
O governante aproveitou a entrega dos equipamentos em causa para sublinhar «os enormes esforços conjuntos feitos ao longo deste último ano, no âmbito dos trabalhos de limpeza realizados, com os parcos recursos disponíveis até ao momento».
Alonso Miguel destacou também «toda a dedicação e excelente articulação verificada entre os vários departamentos do Governo Regional envolvidos, nomeadamente os Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas, os Serviços Florestais e a Delegação das Obras Públicas do Faial, bem como a prestimosa e indispensável colaboração prestada pela Câmara Municipal da Horta». |x
Uma opinião sobre “PORTO PIM. LIMPEZA”