Faial é a terceira ilha mais procurada do arquipélago
Estão previstas 16 escalas nos primeiros oito meses de 2023
AS NOVE ILHAS dos Açores serão visitadas até ao próximo mês de agosto por navios de cruzeiro que navegam pelo Oceano Atlântico. São Miguel é a ilha preferida por este tipo de turismo, pois recebe cerca de seis dezenas de escalas em Ponta Delgada, em mais de 130 que ocorrem em toda a Região. Segue-se a ilha Terceira, com 22 escalas na Praia da Vitória e três em Angra do Heroísmo. O Faial, com o seu afamado Porto, tem previstos 16 “toques” de navios de cruzeiro, o primeiro dos quais, «Silver Moon», aportou hoje, conforme se pode observar na fotografia, captada da igreja do Carmo, num feliz enquadramento do fotógrafo Fernando Duarte, que assina no Facebook como Fernando Manuel.
Pico (Lajes, com quatro e Madalena, com duas), São Jorge (Velas) e Graciosa registam seis escalas cada uma; Flores (Lajes) e Santa Maria, cinco, cada qual e Corvo, uma, de acordo com dados da Portos dos Açores, empresa gestora destas infraestruturas marítimas.
O mês de abril bate o recorde com quase seis dezenas de entradas de navios de cruzeiro nos portos açorianos, seguindo-se maio (37), março (13) fevereiro e junho (9 cada), agosto (6) e julho(1).
Os dias mais concorridos, com quatro escalas cada qual, são 21 de abril (três escalas em Ponta Delgada e uma na Horta) e 29 do mesmo mês (duas escalas em Ponta Delgada e outras duas na Praia da Vitória).
Com exceção de fevereiro e de março até à presente data, estes números poderão sofrer alterações em resultado da modificação dos planos de viagem dos navios em causa.

FOTOGRAFIA DE FERNANDO DUARTE, A PARTIR DA IGREJA DO CARMO