Bispo de Angra confirma quase oito dezenas
Celebrações realizaram-se nas igrejas de Nossa Senhora das Angústias e Matriz

NO SÁBADO, 18 de março, o bispo de Angra crismou 75 jovens e quatro adultos na ilha do Faial, durante a celebração de duas missas, nas paróquias de Nossa Senhora das Angústias e do Santíssimo Salvador da Horta, respetivamente. Foi a primeira vez que D. Armando Domingues se deslocou ao Faial desde que assumiu a função episcopal. Fê-lo com o propósito específico de realizar o Sacramento da Confirmação, deixando para o próximo mês de junho a visita pastoral inaugural à Ouvidoria da Horta, altura em que também ocorrerão Crismas nos Cedros e em Castelo Branco.

Desta feita foram crismados, confirmando, deste modo, o Batismo, 40 jovens na Matriz, dos quais 17 da mesma paróquia, 18 da paróquia dos Flamengos, quatro da paróquia da Conceição e um da paróquia dos Cedros. Nas Angústias foram confirmados 35 jovens da paróquia anfitriã, da paróquia da Feteira e ainda de outras paróquias da Ouvidoria, bem como quatro adultos.

Na véspera, o bispo Armando Domingues encontrou-se, na Matriz, com todos os crismandos, que encheram o templo, num sinal de vitalidade da Igreja Católica no Faial, quando o afastamento da religião se tem manifestado como um fenómeno generalizado na Diocese de Angra e por muitos outros lugares.
A realização da visita pastoral e crismas em junho, coincidindo com festas populares, encontrou alguma oposição da parte dos crismandos, familiares e até entidades oficiais, o que levou à decisão da Ouvidoria de celebrar o Sacramento antecipadamente para integrar quem não estivesse disponível no início do verão. A verdade é que, observando a origem dos crismandos, terão sido poucos os que aproveitaram a adaptação do calendário, o que pode significar que acabarão por se crismar nas datas que contestaram, ou, então, não chegarão a receber a Confirmação do Batismo nesta ocasião. |x
FOTOGRAFIAS DE FERNANDO DUARTE: CELEBRAÇÃO DO CRISMA E ENCONTRO DOS CRISMANDOS COM O BISPO, AMBOS NA MATRIZ; FOTOGRAFIA DE CARLOS MATOS: MISSA DOS CRISMAS NAS ANGÚSTIAS