Ronda pelas jornais do Faial e Pico – edições do fim de semana (2023-03-17)
A manchete do ILHA MAIOR, edição de sexta-feira, 17 de março, revela que o «Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde São Roque encerrou por falta de médicos». O semanário picoense adianta que este SAP «já esteve fechado em duas situações desde janeiro». Entrevistado pelo jornal, Marco Santos afirma que «não haverá promoção ou preço que não seja idêntico entre a Worten Madalena ou por exemplo a Worten do Colombo». O vinho mantém-se como um assunto sempre presente quando se fala do Pico, por isso, o ILHA MAIOR revela que existe um «projeto enológico» que «avalia impacto das aparas de madeira nos vinhos». Ainda na 1.ª página este periódico informa que um «jogador do Grupo Desportivo da Piedade» foi convocado para a «seleção nacional» de futsal e que a «pressão turística mantém-se em Santo Amaro», adiantando que se encontram «em aprovação» projetos «com mais 178 camas».
O semanário O DEVER reserva o melhor espaço da edição da quinta-feira, 16 de março, aos «300 anos da Elevação da Madalena a Concelho», cujo tema ocupa, a toda a largura, o alto da 1.ª página. Na capa do jornal três outras referências: «Documentário ‘Maresias’ evoca epopeia marítima entre o Faial e o Pico», «Festas do Espírito Santo poderão ser incluídas como Património da Humanidade da UNESCO» e «Posto de Turismo e Museu de Cachalotes e Lulas reabrem» na Madalena.
O JORNAL DO PICO, tal como o Ilha Maior, dá relevo ao fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde São Roque, dizendo que o mau tempo impediu «chegada ao Pico para assegurar o serviço». Outro tema comum aos dois jornais, a abertura da Worten: «Nome sonante do comércio nacional na Madalena» é o título escolhido pelo JORNAL DO PICO para noticiar o acontecimento. «São Jorge acolheu o 1.º Encontro de Alojamento Local dos Açores» e «300 anos, mais jovem concelho do Pico prospera» completam a página principal deste semanário.
O semanário TRIBUNA DAS ILHAS apresenta na 1.ª página uma chamada para uma reportagem sobre «abastecimento de água com recurso a tanques no Porto Comercial da Horta» e, a propósito do Dia do Pai, destaca, sob o título «o valor do trabalho», a figura do presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia. Ainda na capa, o “Tribuna”, na rubrica «Faialenses Pelo Mundo», cita Jéssica Pinheiro para dizer que «no estrangeiro parece tudo mais fácil». Os 300 anos da elevação da Madalena a concelho também são chamados para a página principal deste semanário, tal como um tema político: «Barata e Furtado rompem acordo com o Governo».
O diário INCENTIVO reserva a maior fatia da sua 1.ª página para anunciar o torneio «Hortandebol Jovem – Cidade Mar», que está de regresso ao Faial, de 5 a 7 de abril. O jornal dá notícia da realização, amanhã, da iniciativa «12 horas em movimento», promovida pelo Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a decorrer na antiga sede dos bombeiros sob o lema «Um Dia Pela Vida». «Pedro Catarino não assume posição sobre crise política», «PCP defende passe intermodal», «Elevador para doentes no Porto» e «Abuso sexual de criança no Triângulo» são temas com referência na “orelha” direita da edição deste diário. |x