Parque da Rua de São João será demolido
É mais barato e menos complexo deitar abaixo o Parque de Estacionamento da Rua de São João, apesar da «decisão difícil»
A CÂMARA MUNICIPAL da Horta anunciou hoje que irá demolir o Parque de Estacionamento da Rua de São João: «Em face dos valores e das soluções apresentadas, não restam quaisquer dúvidas para este executivo camarário. A Câmara vai ordenar a demolição de ambas as lajes do Parque de Estacionamento da Rua de São João. É uma decisão difícil, mas que se impõe, sendo também aquela que oferece maior confiança e segurança aos faialenses que pretendam vir a estacionar naquele espaço», declarou o presidente do Município, numa conferência de imprensa.
Em face da perda de rigidez do betão na obra em causa, detetada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e depois de receber duas propostas do projetista sobre a demolição ou a reconstrução do Parque, a conclusão é que se torna mais barato (embora por pouca diferença) demolir.
Carlos Ferreira explicou que «dificuldades relacionadas com a demolição da laje do piso 1, mantendo a do piso 2» aconselham a opção pela solução mais radical, mas mais barata cerca de uma centena de milhares de euros (€ 607.066,90 / € 510.181,61).
Sobre as responsabilidades a imputar neste processo, o presidente da autarquia afirmou que «a Câmara tomará todas as medidas para salvaguardar os interesses do Município e dos munícipes, ainda que para tal seja necessário recorrer à via judicial para que possa ser ressarcida dos prejuízos».
Em relação a responsabilidades pessoais, Carlos Ferreira preferiu não se pronunciar, remetendo o assunto para o Ministério Público.
NA FOTOGRAFIA, DO MUNICÍPIO DA HORTA, O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPL DA HORTA: APURAMENTO DE RESPONSABILIDADES PESSOAIS COMPETE AOS TRIBUNAIS