Continuação das obras na cidade obriga a novas mexidas na circulação automóvel
As alterações de trânsito decorrentes da obra da Frente Mar vão prosseguir mais algum tempo, como é natural, visto que está em curso a empreitada da Frente Mar. Com o avanço dos trabalhos na Rua Vasco da Gama chegam mais modificações
A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, 20 de março e até 2 de abril, deixa de ser possível a circulação na Rua Cônsul Dabney, no sentido descendente, entre o portão da escola e a passadeira no fim da rua. A 3 de abril, reabre o trânsito na Rua Vasco da Gama e encerra em frente ao Café Volga, até ao Café Internacional.
A Comissão Municipal de Trânsito (CMT) reuniu-se para discutir o assunto e produziu as seguintes alterações:
— Continuação da proibição da circulação na Rua Vasco da Gama e Praça do Infante.
— Proibição da circulação na Rua Cônsul Dabney, no sentido descendente, no troço entre a entrada para o parque de estacionamento do Bairro do Fundo de Fomento e a Praça do Infante. Neste pequeno troço a circulação passa a ser feita somente no sentido ascendente.
— Para quem desce a Rua Cônsul Dabney, desvio para a Rua Marcelino Lima (Rua da Assembleia), acedendo ao centro da cidade e norte da ilha.
— Proibido o estacionamento na Rua Silvina Furtado de Sousa (antiga Rampa de São Francisco).

Alterações de trânsito entre 20 de março e 2 de abril de 2023
A partir de 3 de abril:
— Reabertura da circulação na Rua Vasco da Gama e Praça do Infante, no troço compreendido entre o entroncamento com a Rua Cônsul Dabney e o entroncamento com o acesso à Marina da Horta
— Proibição circulação entre o entroncamento com a Avenida 25 de Abril (ao pé do Café Internacional) e o entroncamento com a Rua Cônsul Dabney.
— Desvio para quem vem pela Avenida 25 de Abril no sentido norte – sul nas traseiras das Finanças (antiga PSP).
— Desvio para a Rua Silvina Furtado de Sousa (antiga Rampa de São Francisco) do trânsito da Rua Conselheiro Medeiros.
— Rua Silvina Furtado de Sousa (antiga Rampa de São Francisco) fica com sentido único ascendente.
— Proibição de estacionamento na Rua Silvina Furtado de Sousa (antiga Rampa de São Francisco) e na Rua da Santa Casa, exceto para cargas e descargas.
PROTESTOS
Recorde-se que, aquando das primeiras alterações de trânsito por causa do início da empreitada na Rua Vasco da Gama, as reações não se fizeram esperar. Houve muitos protestos nas redes sociais devido ao engarrafamento no topo da Rua Cônsul Dabney e nos semáforos. Um problema que foi atenuado com a restrição para sentido único (norte – sul) no trânsito da via que passa pela antiga Rádio Naval e pelo “Posto Meteorológico”. Com o tempo, os condutores foram-se acomodando à nova realidade e percebendo, naturalmente, que existem sempre incómodos quando há obras.
Recorde-se também que a Comissão Municipal de Trânsito é constituída por representantes da Câmara Municipal da Horta, Secretaria Regional das Obras Públicas, Serviços de Viação e Transportes Terrestres da Horta, Câmara do Comércio e Indústria da Horta, Polícia de Segurança Pública, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, Associação de Taxistas do Faial, Empresa Farias Lda, empresas de rent-a-car, entidades seguradoras e Escolas de Condução. |x
NA FOTOGRAFIA, DE FÁBIO PEIXOTO, A OBRA EM CURSO NA RUA VASCO DA GAMA