Crisma gera controvérsia por causa das datas
A primeira visita pastoral do novo bispo de Angra à Ouvidoria da Horta está envolvida em polémica. D. Armando Domingues viria ao Faial crismar de 22 a 25 de junho, mas o facto de a administração deste sacramento coincidir com a festa do santo popular São João foi contestada por fiéis que estarão envolvidos nas cerimónias. Em resposta, o prelado remodelou o programa da sua presença no Faial, que vai acontecer a 17 e 18 de março, antecipando, assim, a deslocação inaugural a esta ilha. D. Armando voltará para crismar a 25 de junho.
A Ouvidoria da Horta publicou um esclarecimento sobre o assunto na sua página do Facebook, no qual explica que a coincidência da visita pastoral com a Romaria de São João da Caldeira, em que participam as marchas dos Santos Populares organizadas no Faial, algumas das quais comprometidas também com exibições nas Sanjoaninas, em Angra, está na origem da reação às datas da vinda do bispo. Pais e familiares de crismandos assumiram a discordância sobre a programação da visita, invocando, também, a realização de exames escolares nacionais no período do crisma.
Segundo o comunicado, a Ouvidoria e o bispo diocesano receberam mensagens e e-mails e foi, ainda, elaborada uma petição da iniciativa de todos os elementos da Marcha da Praia do Almoxarife. Também oficiou «um autarca local», referido, mas não identificado no texto da Ouvidoria da Horta.
A querela saltou para as redes sociais, com a consequente troca de opiniões, transformando-se em tema quente.
O esclarecimento da Ouvidoria da Horta interroga-se sobre a necessidade de «ofícios e petições», perguntando se não se poderia «ter falado pessoalmente sobre estes assuntos».
CALENDÁRIO DO CRISMA NA OUVIDORIA DA HORTA [+]
NA FOTOGRAFIA, COM DIREITOS RESERVADOS, O BISPO DE ANGRA, ARMANDO DOMINGUES