Artista Faialense brilha no aniversário

Artista Faialense brilha no aniversário

Auditório aplaude, de pé, concerto comemorativo

A SOCIEDADE FILARMÓNICA Artista Faialense atingiu 165 anos. “A Artista”, como popular e simpaticamente os faialenses a tratam, ou a “velhinha”, por ser a mais antiga, esteve em festa, culminando o programa comemorativo com um concerto no auditório da Escola António José de Ávila, na noite fria de domingo, 26 de fevereiro. Depressa, porém, o ambiente tornou-se caloroso, com o desempenho dos mais de 30 executantes da banda, sob a batuta do maestro Bruno Goulart.

Como qualquer coletividade do género, “A Artista”, ainda para mais com um percurso tão longo, foi vivendo momentos de grande dinamismo, mas também períodos de maiores dificuldades. Ao atingir o seu 165.º ano de atividade ininterrupta a “velhinha” apresentou-se rejuvenescida, com um elenco de tocadores tendencialmente jovem, entre os quais figurando, todavia, elementos com larga experiência e mesmo um ou outro já com o peso de uma carreira musical a atingir a última etapa. Também tomaram parte no concerto músicos que regressaram à casa ultimamente, constituindo um reforço assinalável das fileiras da Artista Faialense.

Talvez nesta simbiose de experiência e juventude, suportada por apego visceral à “mais antiga”, demonstrado nos retornos atrás referidos, esteja o segredo da longevidade desta banda.

Foi apresentado um reportório, de cerca de hora e meia, com peças musicais variadas e muito agradáveis de escutar, valorizadas por uma interpretação de bom nível, que fazem com que a atuação permita classificar aquela noite como uma página de glória nos pergaminhos da Artista Faialense.

Antigos tocadores pontuaram uma plateia bem composta, tal como familiares, entre eles alguns filhos, de figuras emblemáticas da Sociedade Filarmónica Artista Faialense. O momento alto aconteceu quando, durante a execução de um número, foram projetadas imagens históricas da Filarmónica, com relevo para algumas dos antigos membros da banda, muitos dos quais, pela dedicação, brio e persistência que puseram na sua relação com o grupo, continuam a ser verdadeiros símbolos da instituição.

VÍDEO DA INTERPRETAÇÃO MUSICAL DE HOMENAGEM AO PASSADO DA ARTISTA FAIALENSE

“A Artista” brilhou neste aniversário e o auditório ergueu-se para aplaudir. |x

NA FOTOGRAFIA, NO TOPO, FAMILIARES DE ANTIGOS E ATUAIS TOCADORES, ANTIGOS TOCADORES E SÓCIOS DA FILARMÓNICA ENTRE A PLATEIA QUE ASSISTIU AO CONCERTO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s