Depressão Kamiel vai afetar os Açores no início da semana em curso
A DELEGAÇÃO Regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), «no seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades na época 2022-2023», atribuiu hoje a denominação de Kamiel a uma depressão atmosférica que vai afetar o estado do tempo no arquipélago nos próximos dias.
De acordo com o IPMA o vento poderá soprar com rajadas de 130 km/h no Grupo Ocidental e 100 km/h no Grupo Central.
«Associada a esta situação meteorológica deverá ocorrer precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada», sobretudo nas ilhas dos Grupos Central e Oriental, refere um comunicado do IPMA.
Os primeiros sinais da Kamiel começarão a sentir-se a partir de amanhã, segunda-feira. Na quarta-feira aumentará a agitação marítima, com ondas de nove metros no Grupo Ocidental, de sete metros no Grupo Central e de 6 metros no Grupo Oriental.
Na noite de amanhã o núcleo desta depressão encontrar-se-á a 500 km a oeste da ilha das Flores.
O IPMA tem em vigor, neste domingo, para as Flores, um aviso laranja de agitação marítima. Emitiu também um aviso amarelo para o Grupo Central, também de agitação marítima. No final do dia de segunda-feira, no Grupo Central, entra em vigor um aviso amarelo de prevenção quanto ao vento e já na madrugada de terça-feira, aviso amarelo por causa da precipitação.
Quem estava à espera de safar-se do inverno sem mau tempo, enganou-se! |x