Onda máxima pode chegar a 20 metros nas Flores e Corvo
Confirmado fim de semana de mau tempo
O INSTITUTO PORTUGUÊS do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou, na noite de hoje, as informações sobre a tempestade que está a afetar o arquipélago dos Açores, confirmando que a chuva, o vento e a ondulação afetarão todas as ilhas, mas de modo especial as Flores e o Corvo, para onde emitiu um aviso vermelho, que entra em vigor ao meio-dia de amanhã, prevenindo para «ondas de sudoeste com 10 metros, podendo a onda máxima atingir 20 metros». O aviso termina às 00h00 de domingo.
«A depressão Efrain, com um sistema frontal associado, encontrar-se-á, às 18 UTC de sábado (10 de dezembro), a cerca de 430 km a noroeste do Corvo», diz o IPMA, assinalando que é o ponto mais próximo dos Açores na trajetória prevista.
«Mantém-se a previsão de agravamento do estado do tempo em todo o Arquipélago, onde as rajadas serão na ordem dos 120 km/h no Grupo Ocidental, 90 km/h no Grupo Central e até 80 km/h no Grupo Oriental», especifica o comunicado do IPMA. «Associada a esta situação meteorológica deverá ocorrer precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada», conclui a nota informativa. |x
PRAIA DO ALMOXARIFE, FOTOGRAFIA DE RAUL DUTRA | ARQUIVO