Epicentro no centro da freguesia
UM SISMO foi registado na madrugada de hoje em Pedro Miguel, com a magnitude 1.6 da Escala de Richter e epicentro mesmo no centro da freguesia, num terreno próximo do cemitério local, a pouca distância, para oeste, da estrada (reta) que liga o extremo da localidade ao edifício polivalente [ponto vermelho na fotografia, do CIVISA].
O evento deu-se às 4h15 e de acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) atingiu a intensidade III/IV da Escala de Mercalli Modificada na Praia do Almoxarife e intensidade III na Ribeirinha.
Passadas quatro horas sem registo de novos sismos tudo indica que se tratou de um caso isolado.
Como é costume nestas ocasiões as redes sociais deram sinal do sucedido, com várias pessoas a dizerem que foram surpreendidas pelo abalo de terra.
Como se sabe a Escala de Richter traduz a magnitude (energia libertada) dos sismos no hipocentro (ponto de rutura que gera o sismo e que é assinalado, à superfície da Terra, na vertical, como epicentro), enquanto a Escala de Mercalli Modificada indica o resultado dos efeitos do evento no terreno (por exemplo, louças a chocalhar, impressão idêntica à passagem de um veículo muito pesado pela estrada, fendas em edifícios ou a sua destruição, nas situações mais graves).
O sismo de hoje é um bom exemplo para se perceber as leituras proporcionadas por estas duas escalas, pois a magnitude (Richter) foi baixa, mas a intensidade (Mercalli) atingiu um valor que significa que o abalo foi bem sentido. Bastaria que o epicentro fosse no mar, longe da costa, para passar quase despercebido, mesmo que a libertação de energia tivesse sido maior.
Quanto à localização precisa dos sismos há que ter em conta que existem margens de erro nos sistemas que fazem o apuramento deste dado.
ATUALIZAÇÃO
O CIVISA atualizou, entretanto, a localização do epicentro do sismo, que ocorreu numa zona entre o Miradouro do Ribeiro Seco e a orla marítima da freguesia da Ribeirinha [na fotografia, em baixo]. |x
