Chuva e vento na sexta-feira no Grupo Central
ÀS 18 HORAS do dia 23 de setembro de 2022, ou seja, na sexta-feira próxima, a tempestade tropical Gaston deverá encontrar-se a 130 quilómetros a norte da ilha do Corvo, a posição mais perto do arquipélago dos Açores na trajetória que está a descrever de oeste para leste.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou, em comunicado, que a influência do Gaston nas ilhas dos Açores começará «a sentir-se a partir do dia 22 no Grupo Ocidental com precipitação que poderá ser por vezes forte, sendo o período com vento mais forte no dia 23 à tarde nas ilhas Flores e Corvo com rajadas da ordem dos 90 km/h». A nota do IPMA adianta que «no dia 23 também deverão ocorrer períodos de chuva a começar pelo Grupo Central e a estender-se ao Grupo Oriental».
A depressão meteorológica que se situava a oeste dos Açores nos últimos dias transformou-se em menos de 24 horas em tempestade tropical (ciclone), atravessando o Atlântico Norte e ameaçando, como é comum, a região dos Açores. Se o percurso previsto do Gaston não se alterar, o arquipélago, mais uma vez, sentirá apenas efeitos colaterais do mau tempo, para alívio da população que ainda tem viva na memória a passagem destruidora do furacão Lorenzo, no início de outubro de 2019.
Ciclone, furacão, tornado e tufão são denominações que se ouvem aquando do aparecimento de grandes tempestades, mas que diferem apenas nalgumas das suas características meteorológicas ou localização. |X|