No passado termómetros chegaram a marcar mais de 30 graus
ANDAMOS todos encalorados e não é para menos! Até agora, a temperatura máxima atingida no mês de julho, na ilha do Faial, foi de 27.5º, no dia 13, uma quarta-feira, em que a humidade relativa andou à volta dos 65%. Ontem, os termómetros assinalaram a máxima de 25.6º, com a humidade relativa a chegar a 80%.
Como se sabe, a sensação térmica (ou seja, o calor que sentimos) diverge , por vezes, dos valores reais da temperatura. Esses valores são observados em condições adequadas para o efeito, que existem no Observatório Príncipe Alberto do Mónaco (OPAM), no Cabeço das Moças, na Horta e no Aeroporto da Horta, em Castelo Branco, onde os termómetros estão protegidos do vento, que é um fator influenciador da temperatura.
Por exemplo ontem, em plena Rua Serpa Pinto, na cidade, a temperatura estava muito mais alta do que o valor registado no OPAM à mesma hora, conforme notícia publicada neste “blog” + AQUI.
Apesar do calor intenso que se faz sentir, fenómeno à volta do qual muito se fala e até especula por causa das alterações climáticas, a verdade é que ainda estamos um pouco distantes dos 30.4º, que foi o valor mais elevado dos registos que abrangem o período entre 1961 e 1990 na ilha do Faial. |X|