
Quem esteve atento às previsões meteorológicas ter-se-á dado conta de que, ao contrário de chuva forte acompanhada de trovoada anunciadas, o Faial gozou, hoje, um dia primaveril, com o sol a fazer inveja ao brilho que o astro-rei exibe em plena canícula.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelo e laranja, prevenindo para o mau tempo que se avizinharia.
Olhando para a fotografia, extraída do portal (site) do IPMA, verifica-se que, ao meio-dia, o mau tempo, representado pela cor azul clara, se encontrava mesmo ao lado da ilha do Faial.
Durante a noite passada choveu por estas bandas, mas o movimento dos ares levou a que, ao longo do dia — período que estava abrangido pelo aviso laranja —, esta ilha escapasse.
Com efeito, a previsão do IPMA dirigia-se ao Grupo Central, que foi, de facto, atingido pela intempérie, mas só em parte.
Quando, por vezes, se critica o IPMA por não acertar nas previsões, esquece-se que pode acontecer o que hoje ocorreu, ou seja, um capricho da natureza fazer com que a chuva passe um pouco mais ao lado de uma ou outra ilha. |X|