Porto da Horta não oferece condições de atracagem a navios de grande porte fotografia de arquivo: Souto Gonçalves
O diário faialense informou hoje, em primeira mão, que a empresa Portos dos Açores mandou realizar um estudo sobre “o reperfilamento do cais comercial do porto, retirando o chamado cotovelo da doca”. O Incentivo adianta que a empresa que gere os portos do arquipélago encara este projeto “como decisivo para o futuro da economia do Faial”.
O periódico, dirigido pelo jornalista Rui Gonçalves, explica que “após a pandemia, as empresas de navios de cruzeiro estão a abandonar os navios mais pequenos, prevendo-se que o movimento de cruzeiros que passam pelos Açores se intensifique com navios de 300 metros. Nessa medida, o Faial, para recebê-los, constituindo assim um dos pontos de toque nos Açores, terá que dispor de um cais com o comprimento necessário, caso contrário, poderá perdê-los para outros portos da
região”.

O reperfilamento do molhe sul da doca da Horta está em estudo 145 anos depois do início da sua construção fotografia de arquivo: Souto Gonçalves
Ainda de acordo com a manchete de hoje do Incentivo “o reperfilamento do cais comercial levaria a um acréscimo do valor da obra da segunda fase do porto na ordem dos oito milhões de euros”.
Os testes realizados no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) sobre este assunto produziram bons resultados, no dizer do jornal. |X|
SOUTO GONÇALVES TEXTO
O que é que um navio de cruzeiros vai fazer à Horta?????
Não existe comercio local para vender o quer que seja. Não existe restaurantes suficientes. Dar a volta à ilha em duas horas…um porto de cruzeiros em cada ilha e em cada conselho e em cada freguesia. Por isto a SATA está falida e os Açores estão falidos. Não é por causa de má gestão é por causa da polietilite ou seja o virus da politica. Um porto de cruzeiros para parar um barco por ano. Estes Açores andam todos pedrados. O Faial quer um porto que o pague.
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