INSTALAÇÕES DESPORTIVAS, SALA DE CONVÍVIO, ACESSO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS, LABORATÓRIOS, SÃO AS CARÊNCIAS APONTADAS
O professor Hildeberto Peixoto realça a ausência da Escola Básica do 1.º e 2º Ciclos, Ensino Artístico e Jardim de Infância (EB1,2/EA/JI) António José de Ávila (AJA), ainda popularmente conhecida como antigo Ciclo Preparatório da Horta, da lista de “algumas obras fundamentais para a ilha” [do Faial].
Numa publicação no Facebook, este docente da área da Educação Musical, que desempenha o cargo de vice-presidente do Conselho Executivo da AJA [na fotografia do topo, com direitos reservados], usa as reivindicações do último Conselho de Ilha do Faial (CIF), realizado no princípio do corrente mês, como forma de pôr em evidência o esquecimento a que considera votado aquele estabelecimento de ensino.

“Espero, sobretudo enquanto encarregado de educação, que na próxima legislatura as prioridades sejam repensadas e atualizadas”, escreve Hildeberto Peixoto [na fotografia, com direitos reservados], enumerando a falta de condições mínimas para a prática desportiva do 2.º Ciclo do Ensino Básico, que afeta mais de duas centenas e meia de alunos.
O meio milhar de estudantes que frequenta a AJA também não tem acesso, de acordo com o vice-presidente do Conselho Executivo, a espaço de convívio “para os dias de inverno”, nem, de forma “condigna”, às novas tecnologias na sala de aula.
Hildeberto Peixoto denuncia, ainda, a falta de laboratórios, acrescentando um significativo “etc. etc. etc…” e perguntando se “estas crianças não merecem mais atenção?”
Este professor equipara as necessidades da AJA a “algumas obras fundamentais para a ilha”, citando o CIF e enunerando a ampliação da pista do aeroporto, a segunda fase da variante, a reabilitação do porto comercial e a recuperação das termas do Varadouro.
O CIF decidiu manter nas reivindicações ao Governo os “temas pendentes” transitados de reunião anterior, sem qualquer alusão à escola.
O post do Facebook surge numa altura em que os problemas do Faial, como de outras ilhas, estão nas bocas do mundo em face das eleições que se aproximam.
A atividade docente de Hildeberto Peixoto, oriundo da Piedade do Pico, foi interrompida entre 2009 e 2017, por causa do exercício das funções de vereador da Câmara Municipal das Lajes do Pico, para o que foi eleito pelo Partido Socialista.
A parte da preocupação com os alunos em relação ao Inverno,deixa me sem palavras….
GostarGostar